segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Tagus (controvérsia)




A última campanha da cerveja Tagus, que apresenta o Orgulho Hetero como conceito de comunicação para formar uma comunidade online, originou uma queixa no ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade), além de uma contra-campanha da associação Panteras Rosa e de críticas de um dirigente do Bloco de Esquerda.
O objectivo da campanha da Tagus, "explicitamente manifestado no site da Tagus, é promover o convívio entre jovens de sexo oposto. Contudo, a forma como a Tagus decidiu conduzir a campanha pareceu-me intencionalmente provocatória.
A campanha criada pela Lowe & Partners, que arrancou em mupis, pretende divulgar uma comunidade online. João Nuno Pinto, director de marketing de cervejas, águas e sumos não carbonatados do grupo Sumol, explicava em comunicado que, "de uma forma disruptiva, vamos baralhar alguns dos clichés existentes na sociedade e criar uma comunidade que se orgulha de ser heterossexual estabelecendo relações no site www.orgulhohetero.com".
Hoje sabe-se que a Tagus suspendeu o conceito de comunicação ‘Tu és hetero' que estava a servir para comunicar a formação de uma comunidade virtual em www.orgulhohetero.com.
Concluindo, a Tagus apenas conseguiu por em evidência e sem tabus o que muitas marcas já comunicam indirectamente! Controversias de parte, acho que foi uma maneira inteligente e muito ousada para chegar aos seus objectivos, criando uma grande projecção a baixo custo.

Cliente Tagus
Agência Lowe Lisboa
Direcção Criativa Susana Albuquerque e João Coutinho
Redactor Pedro Batalha
Director de Arte Luis Nora
Director de Contas Andrew Warrell
Executivo de Contas Pedro Pimentel
Planeador de Estratégia Sérgio Santos
Fotografia Gonçalo Gaioso

Sem comentários: