quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Lançamento da Phone-ix

Nelson Évora :


Vanessa Fernandes :



Os CTT apresentam o "Phone-ix", trata-se de um operador móvel virtual a funcionar com base no prefixo 922, seguindo dos restantes seis números, e que está disponível no mercado a partir de amanhã. Quanto à utilização da rede física, esta usufrui de um acordo estabelecido com a TMN.
A campanha publicitária que apresenta esta nova aposta empresarial dos CTT,universo das telecomunicações, vai contar com as colaborações dos atletas Nelson Évora e Vanessa Fernandes. O trabalho criativo que vai poder ser visto em vários meios, é da autoria da McCann-Erickson, agência que delineou a identidade e posicionamento da nova marca.

Não podiam ter escolhido melhor nome, sendo assim uma campanha com muito potencial. Enjoy

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Por falar em Natal - Sapo / PT (Gato Fedorento)



Mais uma campanha natalícia divertida da Partners para a Sapo, agora com a participação dos conhecidos humoristas (Gatos Fedorentos). Uma campanha com uma boa dose de humor que aposta na mitíca frase :"O que tu queres sei eu!"

Título : O que tu queres sei eu
Agência: Partners
Directores Criativos: Lourenço Thomaz e Suzana Sequeira
Redactores: João Ribeiro e Vasco Carvalho
Director de Arte: Vasco Thomaz
Contacto: Laura Ramazzina
Produtora: Tangerina Azul
Realizador: Salomão Figueiredo
Director Fotografia: Luis Branquinho
Pós-Produção: Casablanca
Produtora de Som: Dizplay

Vodafone Natal 2007



Esta campanha da Vodafone procura promover os preços reduzidos nas suas ofertas de telemóveis e tarifários durante o período natalício, uma acção de comunicação com presença em televisão, rádio, imprensa, outdoor e internet até ao final do ano. Sendo da responsabilidade da JWT, com direcção criativa de João Oliveira e Jorge Barrote. A Stop Line produziu o spot para televisão, realizado por Marco Schillaci.
Por fim, na minha opinião, esta campanha tem um bom insight, porém a realização parece um pouco pobre... Pode não ser uma campanha 5 estrelas mas ninguém diz que não tem a sua piada.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Tagus (controvérsia)




A última campanha da cerveja Tagus, que apresenta o Orgulho Hetero como conceito de comunicação para formar uma comunidade online, originou uma queixa no ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade), além de uma contra-campanha da associação Panteras Rosa e de críticas de um dirigente do Bloco de Esquerda.
O objectivo da campanha da Tagus, "explicitamente manifestado no site da Tagus, é promover o convívio entre jovens de sexo oposto. Contudo, a forma como a Tagus decidiu conduzir a campanha pareceu-me intencionalmente provocatória.
A campanha criada pela Lowe & Partners, que arrancou em mupis, pretende divulgar uma comunidade online. João Nuno Pinto, director de marketing de cervejas, águas e sumos não carbonatados do grupo Sumol, explicava em comunicado que, "de uma forma disruptiva, vamos baralhar alguns dos clichés existentes na sociedade e criar uma comunidade que se orgulha de ser heterossexual estabelecendo relações no site www.orgulhohetero.com".
Hoje sabe-se que a Tagus suspendeu o conceito de comunicação ‘Tu és hetero' que estava a servir para comunicar a formação de uma comunidade virtual em www.orgulhohetero.com.
Concluindo, a Tagus apenas conseguiu por em evidência e sem tabus o que muitas marcas já comunicam indirectamente! Controversias de parte, acho que foi uma maneira inteligente e muito ousada para chegar aos seus objectivos, criando uma grande projecção a baixo custo.

Cliente Tagus
Agência Lowe Lisboa
Direcção Criativa Susana Albuquerque e João Coutinho
Redactor Pedro Batalha
Director de Arte Luis Nora
Director de Contas Andrew Warrell
Executivo de Contas Pedro Pimentel
Planeador de Estratégia Sérgio Santos
Fotografia Gonçalo Gaioso

domingo, 25 de novembro de 2007

Dia Mundial das vitimas de acidentes de viação





As ruas de Lisboa no dia 18 de Novembro foram "bombardeadas" por esta campanha de "guerrilha", em que pretendia alertar para o drama dos acidentes de viação e as suas vitimas.


Agency: DraftFCB Lisbon (Portugal)
Creative Director: Duarte Pinheiro de Melo
Art Directors: André Breda, César Nunes
Copywriters: Marcos Drummond, Sofia Vilanova
Photographer: Jarbas Teixeira Alves
Make-up artist: Erica Porru

sábado, 24 de novembro de 2007

Optimus Natal 2007 (RSCG)



Aqui está o primeiro filme da Euro RSCG para a Optimus, depois da operadora móvel ter deixado a BBDO. Reparem em pormenores de realização, tipicamente optimus de antigamente, antes da vaga do "experimenta". Mais conservador e com um target mais abrangente.

"O melhor de ti, optimus" enjoy...

Alfredo - Worten



Já reparou no novo posicionamento da worten?! A worten hoje quer posicionar-se como a melhor na categoria de Preço, quer que identifiquemos imediatamente a Worten à categoria... É isto que a worten tem vindo a fazer à uns tempos para cá, lançando esta campanha onde diz sempre que o seu "forte é o Preço".. Repetindo esta afirmação inumeras vezes passa mesmo a ser "verdade". Vamos ver se funciona, pois jogar apenas com o preço é perigoso, muitas vezes associamos preços baixos com fraca qualidade, pois como o bom português diz: "Quando a esmola é muita o pobre desconfia".

Quanto à campanha em si, o insight é bom e o slogan fica definitivamente na cabeça.


Cliente: Worten
Título: Alfredo
Produto: Crédito Worten
Agência: Fuel Lisboa
Criativos: Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga
Produtor da Fuel: Miguel Barbosa
Realizador: Paul de la Sierra
Produtora: Sync

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Vodafone Separação de Encargos



A Vodafone vai investir cerca de 2,5 milhões de euros, na campanha Separação de Encargos da autoria da JWT.

Esta campanha decorre até ao dia 2 de Janeiro de 2008.

Enjoy...

Renault Ballett




Uma grande produção para posicionar a Renault como SEGURANÇA, à muito que a Renault comunica a excelência na categora de segurança. Atrevo-me a dizer que hoje em dia em Portugal a Renault já é sinonimo de segurança e a Volvo passou pa segundo plano.
Criativamente nada a dizer, apenas digo : Aprecie este exemplo de boa Publicidade.

Agency: Nordpol+ Hamburg, Germany
Production Company: Element E, Hamburg, Germany

Making off:

http://youtube.com/watch?v=0Q1TmWdWTow

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Sagres - futebol bwin

O novo filme da Fischer Portugal para a Sagres, vem divulgar o novo pack de cervejas da marca, servindo-se uma vez mais do grupo de amigos, que desta feita se juntam para ver futebol. Irónico q.b. e com uma direcção de arte a não destoar. Com este spot já conseguimos ver que o Inverno chegou às marcas e às suas estratégias, voltando-se para as promoções uma vez mais.

Ficha Técnica:

Agência: Fischer Portugal
Anunciante: Central de Cervejas
Director Criativo: Diogo Mello
Redactor: Gustavo Vilela
Director de Arte: Diogo Mello
Executivos de Contas: Maria Caetano e Tiago Sousa
Produtora: Ozono.

Orquesta Sinfónica Juvenil

Filme da JWT para o concerto de fim de ano da Orquestra Sinfónica Juvenil, utiliza o sentido de humor e uma situação oposta à normalidade, para se destacar. Curto, mas objectivo. Não desgosto.

Ficha Técnica:

Cliente: Orquestra Sinfónica Juvenil
Agência: JWT
Directores Criativos: Jorge Barrote e João Oliveira
Copywriter: Tiago Cruz
Director de Arte: Jorge Barrote
Contacto: Ana Dantas
Produtora: Garage
Realizador: Ernesto Bacalhau
Director de Fotografia: André Szankowski.

Cásio G-Shock Tough Test

O G - SHOCK continua a atrair o espírito de inovação nas peças de relógios. O primeiro G - SHOCK foi lançado em 1983 sob o nome "DW - 5000C". Depois foram colocados à venda mais de 30 versões do G - SHOCK. Estes inovadores modelos foram criados para testar baixas temperaturas,resistentes a lama ao pó. As mais variadíssimas versões incluem controlo de pressão , temperatura sensores incorporados capazes de fornecer outras funções, um relógio para mergulho e muito mais. Sem dúvida, pode - se dizer que a saga do G - SHOCK inclui uma série de revoluções que fizeram assustar os alicerces do mundo relógios , e está prestes assustar mais uma vez...
Aqui fica a nova campanha que reforça mais uma vez esta marca inovadora.





Coca-Cola: Beard



Nova campanha de Natal da coca-cola, esta pretende "espalhar o Natal por todos!" ... Campanha com uma ideia criativa engraçada e com uma banda sonora que se encaixa na perfeição.

Client: Coca-Cola
Title: Beard
Agency: Ogilvy, Argentina
Production Company: Rebolucion, Buenos Aires
Director: Armando Bo

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Popota (Modelo)



Já todos reparamos na nova imagem de Natal do Modelo, na verdade não é convencional nem o animal mais respeitado pela sociedade. Porém este hipopotamo chamado Popota está a conquistar a simpatia dos Portugueses! Apesar de parecer simples, é uma campanha morosa, com vários detalhes tecnicos/criativos sendo feita com a ultima tecnologia digital, bem como utilizou uma música bastante pertinente que fica nos ouvidos de toda a gente.

Especial pa martinha!! :P

Título: "Popota"
Agência: McCann Erickson
Anunciante: Modelo
Produto: Brinquedos
Direcção criativa: José Carlos Bomtempo/Diogo Anahory
Redactor: Diogo Anahory
Director de arte: José Bomtempo
Director de contas: Sofia Belo
Executivo de contas: Patricia Caetano
Produtor TV: Nuno Calado/Bruno Carvalho
Produtora: Show Off
Realizador: Alexandre Montenegro/Luciano Ottani
Director de produção: Elisa De Paula
Pós-produção imagem: Vector Zero (Brasil)
Pós-produção som: Digital Mix
Música: Nova Onda (Brasil)
Locução: Pedro Marques/Kátia (voz da Popota)

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Rock in Rio 2008



Mesmo não trazendo nenhuma relevância a nível criativo (já estamos cansados de ver sempre a mesma abordagem), era impossível não fazer referência a um dos mais importantes acontecimentos a nível social e musical! Acredito que a estrategia de comunicação deste festival vai estar à altura, até agora ainda não me impressionaram, esperar para ver...

Rock in Rio 2008

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Time Out



Polemico! Como é que não pusemos estes mupis antes?! realmnte, falha nossa... Bem, mas nunca é tarde para referir esta campanha que pretende provocar, lançando o "atrevimento" : " O que fazes dentro de casa é contigo, o que fazes fora é com a Time Out".. Assim esta revista citadina pretende que os leitores saiam de casa e aproveitem tudo o que Lisboa tem para oferecer culturalmente. Outros mupis foram lançados por Lisboa, todos remetem para casos extremos e fora do conceito "normal" da nossa sociedade.
Mal ou bem, ninguem fica indiferente...

Cliente: Time Out Lisboa
Agência: Fuel
Directores Criativos: Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga
Criativos: Gonçalo Viana, Paulo Perdigão e Rita Carmo
Produtor: Miguel Barbosa
Fotógrafo: Francisco Prata

"Your vote, our Future"



Nunca é demais relembrar a importancia que o impacto ambiental pode fazer no FUTURO... Criativamente nada é deixado ao acaso, todos os tiques político estão brilhantemente representados neste spot. enjoy..

domingo, 11 de novembro de 2007

Guinness - Tipping Point



Mais uma grande produção publicitária! O conceito é simples, para termos algo bom teremos que esperar, daí o conceito de dominó à escala real.. Agora façam as vossas apostas! É sem dúvida um potencial candidato para cannes 2008... É esperar para ver...

Advertising Agency: Abbott Mead Vickers BBDO, London
Creatives: Angus Macadam, Paul Jordan
Agency Producer: Carol Powell
Director: Nicolai Fuglsig
Production Company: MJZ, United Kingdom
MJZ Executive Producer: Debbie Turner
MJZ Producers: Nell Jordan, Suza Horvat
Domino Experts: Weijers Domino Productions
Director of Photography: Ellen Kuras
Music: Spanish Dance No. 6
Composer: Enrique Granados

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

CHUPA CHUPS LOLLIPOP


Trata - se de uma forma inteligente e cómica, com contudo simples de comunicar é o novo objectivo de Chupa Chups.
Advertising Agency: Nongshim Communications, Seoul, South Korea Executive Creative Director: Won-Kyu Jo Creative Director: Nam-Kil Liu Associate Creative Director: Sang-Moon Im Copywriters: Ji-Yeon Han/Seung-il Park Art Director: Sung-Ha Park Photographer: Joo-Han Lee Illustrator: Jae-Gon Yoo

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Nova campanha da Pepsi \\\Brasil

Os spots estreiam em São Paulo, Bahia, Porto Alegre e Florianópolis. A nova campanha da Pepsi foi realizada pela AlmaBBDO numa acção que tem como objectivo reforçar a novo conceito da marca no relacionamento com o consumidor, utilizando temas que sejam relevantes para o público jovem.

Os filmes “Fotos” , “Viagens” e "Emoticons" são os primeiros da nova campanha, com sete spot´s ao todo. Mais uma vez ao som de Hey Now Now da banda americana The Cloud Room, faz a ligação perfeita aos 7 anúncios criados.









Client: Pepsi (Brazil)
Title: Emoticons
Agency: Almap BBDO
Production Company: Margarida Films
Director: Pedro Becker

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Toyota - Harmony


Como o próprio filme nos conta, a melhor forma de uma empresa de automóveis causar algum impacto no ambiente, é tendo o menor impacto possível. Com uma direcção de arte acima da média, este filme leva-nos numa fantástica viagem em torno da contrução de um automóvel, completamente natural, partindo única e exclusivamente de elementos da natureza. Muito bom.


Ficha Técnica:

Agência: Dentsu America
ECD/Copywriter: Mike Wilson
ACD/Copywriter: Arun Nemali
Associate Creative Director/Art Director: Aaron Frisch
Copywriter: Brent Bouchez
Art Director: David Page
Agency Producer: Oscar Thomas
Production Company: Tool of North America
Director: Erich Joiner,
Bob Richardson
Director of Photography: Bob Richardson
Executive Producer: Brian Latt,
Jennifer Siegel
Producer: Joby Ochsner
Production Designer: Samantha Gore
VFX Company: The Basement
VFX Producer/Post Supervisor: Ron Ames
Lead Digital Artist: Adam Gerstel
Editorial Company: Chrome
Editor: Hal Honigsberg
Finishing House: Riot, Los Angeles,
Nice Shoes, New York
Audio: Eleven Sound, Los Angeles,
Color Audio Post Production, NY
Sound Design: Ear to Ear
Music Company: Beta Petrol,
Driver Media
Graphics Company: Laundry Design

Nicola - Hoje e o Dia





Já estava para por esta campanha da Nicola à algum tempo. Como aspirante a copy não podia ficar indiferente a este magnífico trabalho, pois engane-se quem ache que uma frase vale menos do que uma imagem.. Lamechices de parte, é certo que todos nos identificamos, todos gostamos de momentos inesperados e bons. Foi e é um sucesso, toda a gente consegue identificar a Nicola com estas frases, conferindo assim uma optima imagem de marca...

Anunciante : Cafés Nicola
Agência: DraftFCB
Directores Criativos :Duarte Pinheiro de Melo e Luís Silva Dias
Redactores Sofia Vila Nova e Vasco Condessa
Directores de Arte: Bruno Mota e César Nunes
Directora de Contas: Joana Alvim
Executiva de Contas :Adriana Seixas

‘Isto é Nova Iorque'

Nova Iorque está a realizar uma campanha no âmbito global para captar turistas para a cidade. Tem como slogan‘Isto é Nova Iorque', e vai passar por 10 países, um deles Portugal, onde só vai estar presente em publicidade exterior.
Todo este processo criativo vem por parte de Bartle Bogle Hegarty ( Nova Iorque). A campanha foi criada para os meios televisão, imprensa, internet e publicidade exterior, representando um investimento total de 20,7 milhões de euros.

Objctivo principal: Promover ainda mais a mítica cidade a uma escala Mundial.



terça-feira, 6 de novembro de 2007

Playing Sony Walkman : The walkman Project



Este spot tem algo de especial, pois os 128 músicos convidados para este spot apenas tocam uma nota no seu instrumento, conferindo assim uma música bastante original criada pelo director de musica de hollywood: Peter Raeburn.

Fallon, USA (agência)

Sony Blu-ray Lasers

Também conhecido como BD (Blu-Ray Disc) é a nova geração de disco óptico concebido pela Sony/Philips
Esta extraordinária capacidade de armazenamento obtém-se com a utilização de lasers de luz azul (violeta), com menor comprimento de onda e tão finos que podem registar e ler marcas ultramicroscópicas na superfície do disco contendo 5 a 10 vezes mais informação que os DVD convencionais. Tão perfeita, aliás, que os filmes um dia vão chegar aos cinemas num simples disco para serem projectados.
Um dos exemplos é a campanha que passa nos cinemas que mostra de uma forma única as potencialidades desde produto, que sem duvida vai mudar o panorama a nível de imagem e qualidade.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

TMN- 6 milhoes (nova campanha)





A TMN está a comemorar o facto de ter atingido os 6 milhões de clientes com a realização de uma campanha que sublinhará este marco histórico na vida da operadora de telecomunicações móveis do grupo PT.
A Tmn acredita que com esta estratégia vai transmitir uma maior confiança ao consumidor, cimentando assim a liderança de mercado de telecomonicações móveis em Portugal.
Esta nova "imagem fantastica" da Tmn quanto a mim é de muito bom gosto, e a colocação de milhões como o atractivo da campanha pode ser que "cole".
Este filme comemorativo dos 6 milhões de clientes tmn foi criado pela fischer Portuga. Enjoy

Um insólito até perder de vista

Sem muito mais acrescentar, é um insólito Yorn. Com a assinatura da Brandia Central, este spot revela-nos o lado "insano" da marca e das suas promoções. Eficaz? Talvez, pois como todos sabemos o target da Yorn, é "outro"...

domingo, 4 de novembro de 2007

Vodafone Backup



Está no ar mais uma campanha da Vodafone, a promover a nova funcionalidade Backup, um serviço de armazenamento de contactos através da Internet, na área MyVodafone (Vodafone.pt).
Desenvolvida pela JWT , tendo sido um investimento de 2,5 milhões de euros e dura até 11 de Novembro.

A criatividade esteve a cargo de João Oliveira e Jorge Barrote, com o spot televisivo a ser realizado por Leonel Vieira, numa produção da Stopline Films.

Enjoy...

sábado, 3 de novembro de 2007

2008 Lavazza Calender

Já foi revelado o tal esperada comunicação "Lavazza" cafés 2008. Foi apresentada no Palácio de Versalhes em Paris e trouxe consigo uma noite de encanto e originalidade. O calendário do próximo ano remete á moda aristocrática francesa do século XVIII em alusão ao tema "The Most Majestic Espresso Experience".

Em sua 16ª edição Lavazza exibe fotos do fotografo escocês Finlay MacKay, onde o espírito da marca se enquadra perfeitamente a época retratada.

Quem já não conhece a tão prestigiada marca de cafés Lavazza pela sua forma inovadora de comunicar, apostando na fotografia desde 1993, Lavazza associa a sua comunicação a um verdadeiro palco de experiências, aqui fica então as imagens do novo calendário. "Lavazza 2008".






sexta-feira, 2 de novembro de 2007

March of the emperor




Um docinho de cannes...

Muito bom, enjoy..


Title: MARCH OF THE EMPEROR
Advertiser: CANAL+
Advertising Agency, City: BETC EURO RSCG, Paris
Creative Director: Stéphane Xiberras
Copywriter: Pierre Riess/Luc Rouzier
Art Director: Romain Guillon/Eric

Finding Nemo2

Aqui deixo uma forma interessante de promover um novo filme...
Não passou despercebido o regresso de Nemo aos cinemas, numa campanha que levou o
Prémio de prata nos Cannes Lions winners de 2006.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

APAV






Considero que a mensagem da campanha é bastante pertinente, mostrando que a indiferença é uma constante na nossa vida atribulada e cosmopolita: "Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem"

Agência McCann
Anunciante APAV
Directores Criativos Diogo Anahory e José Carlos Bomtempo
Redactor Rodrigo Almeida
Director de Arte Bruno Almeida
Produtor Fotográfico Nuno Calado
Executivo de Contas Célia Felix
Fotografia e Pós-Produção Krypton Photo